top of page

Quando começo o usar o Uniforme Escoteiro?

  • Foto do escritor: geharmoniacambe
    geharmoniacambe
  • 11 de nov. de 2020
  • 3 min de leitura

Na primeira atividade dentro do Movimento Escoteiro muitas crianças e jovens já perguntam quando podem começar a usar o uniforme escoteiro. Esse é um dos aspectos que fazem o escotismo ser reconhecido em qualquer lugar do mundo. Se você vê uma pessoa usando esse uniforme, logo vai saber que faz parte do escotismo. Mas para utilizar o uniforme tem alguma regra? Leva algum tempo? O que significa usar esse uniforme e o lenço escoteiro?


Sim, para usar nosso traje existem algumas etapas para cumprir. As crianças/jovens que entram no Movimento passam por dois momentos, o de Integração e a Promessa. Esse é um tempo para se entenda o que é o escotismo, como trabalhamos e se irão gostar e se adaptar as nossas atividades.


O momento de Integração é quando a criança/jovem é recebido pelo grupo, conhece o ramo que irá fazer parte, os chefes e conhece toda a estrutura do grupo. Durante esses tempo eles já estão completando os primeiros itens de sua progressão pessoal, que serão considerados para realizar a Promessa. Passado esse tempo, é hora de realizar a Cerimônia de Integração. Nessa cerimônia, eles passam a usar o uniforme e o lenço do grupo. Cada grupo tem seu próprio lenço. Realizada essa parte, eles podem fazer no mesmo dia sua Promessa ou aguardar uma outra data para faze-la.


Lenço do nosso grupo

A promessa é algo muito a sério que levamos dentro do Movimento e que precisa partir da vontade da própria crianças/jovem para fazer. Eles precisam amadurecer, compreender e ter consciência do que é ser escoteiro. Nela é confirmado o compromisso pessoal perante ao movimento, com seus princípios e leis, por isso falamos "Uma vez escoteiro, sempre escoteiro!"


MOMENTO DA PROMESSA


A promessa é a cerimônia mais importante dentro do movimento, é um momento em que se toma uma grande decisão. Tanto os membros juvenis como os adultos passam por esse processo. Quando se realiza a promessa, é entregue o Distintivo de Promessa, que é pregado no bolso esquerdo do uniforme. Essa é uma cerimônia muito importante, por isso é pedido que a família participe, afinal a participação da família é essencial no escoteiro.


Essa é um decisão que precisa partir da própria criança/jovem, eles precisam se sentir integrados dentro do Movimento. Durante a cerimônia, eles irão mencionar qual artigo da Lei do Lobinho ou da Lei Escoteira mais se identificam e recitar a Promessa, que retrata a moral do Movimento e marca o momento em que o novo membro se compromete voluntariamente a se conduzir de acordo com essa moral, reconhecendo e cumprindo seus deveres.





Promessa do Lobinho:

"Prometo fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; Obedecer à Lei do Lobinho e fazer todos os dias uma boa ação."


Promessa do Escoteiro/Sênior-Guia:

"Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e a minha Pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer à Lei Escoteira."


Promessa de Adulto:

"Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e a minha Pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião, obedecer à Lei Escoteira e servir a União dos Escoteiros do Brasil."


Cerimônia realizada, agora você começa a fazer parte da União dos Escoteiros do Brasil. É hora de avançar nas progressões, aprender muito, conquistar muitos distintivos para colocar em seu uniforme e levar o espirito do escotismo onde quer que vocês esteja.


SEMPRE ALERTA PARA SERVIR!

Comments


bottom of page