top of page

Voluntariado 

A partir dos 21 anos, qualquer pessoa pode atuar como voluntário em um grupo escoteiro, sem limite máximo de idade. Para isso, basta ter disponibilidade aos sábados (dia de funcionamento da maioria dos grupos), poder dedicar-se ao preparo das atividades (duas horas por semana, em média), adorar o contato com a natureza, com crianças, adolescentes e jovens e compartilhar de nossos Princípios e Valores.

Se você se encaixa nesses requisitos, basta encontrar o grupo escoteiro mais próximo da sua casa e entrar em contato. Fácil não?

O voluntário, seja escotista (que atua diretamente com os jovens) ou dirigente (que trabalha na administração do grupo escoteiro), é o elo entre a teoria e a prática. É ele quem incentiva e acompanha o desenvolvimento de cada jovem, quem prepara as atividades de forma que os escoteiros se sintam motivados e desafiados.

 

 

O adulto é a ferramenta pela qual o Escotismo acontece, e que possibilita que o jovem seja o protagonista e o foco de nosso Movimento.

Você pode atuar como: 
  • Escotista – É o chefe escoteiro, sua atuação é direta com os jovens;
  • Dirigente – Atua na administração e apoio de um Grupo Escoteiro;
  • Especialista – Auxilia os jovens no desenvolvimento das especialidades;
  • Colaborador – Atua nas diversas atividades em excursões e acampamentos;
  • Divulgador – Atua na divulgação do movimento escoteiro;
  • Formador – Atua na capacitação de adultos voluntários.

Para efetuar o Registro Escoteiro, todos os voluntários precisam realizar o Curso de Proteção Infantojuvenil. O processo de formação, em que o adulto se dedica a conhecer mais profundamente cada Ramo, acontece no decorrer de sua vida escoteira, sendo indispensável a realização de cursos e leituras.
 

bottom of page