top of page

Adultos Voluntários no Movimento Escoteiro

  • Foto do escritor: geharmoniacambe
    geharmoniacambe
  • 21 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura

Uma das mais bonitas ações que o ser humano pode fazer é dedicar o seu tempo a uma causa de forma voluntária. Estar presente porque gosta do que faz, querer melhorar o mundo e receber em troca muito amor.


Existem diversas causas no mundo que precisam de voluntários para que possam funcionar. O Movimento Escoteiro só é possível pois conta com um quadro de voluntários dedicados a ensinar e levar o propósito do Escotismo para mais pessoas.


Para alcançar sua missão, o Escotismo depende de adultos competentes e preparados para oferecer seus serviços e dedicar seu tempo, energia, entusiasmo e comprometimento para contribuir com o desenvolvimento e a qualidade do Movimento.




Além de contribuir para o desenvolvimento de crianças, adolescente e jovens, ser voluntário dentro de um grupo escoteiro afeta diretamente e influência positivamente o desenvolvimento pessoal do voluntário, permitindo desenvolver competências essências de liderança.


Algumas habilidades também são fortemente desenvolvidas como trabalho em equipe, resolução de problemas e comunicação; a obtenção de novas habilidades técnicas ou práticas e um aumento real da confiança e da autoestima.


Esses são apenas alguns dos benefícios reais promovidos pela participação como voluntário dentro do Movimento Escoteiro.


Sendo o adulto a ferramenta chave para o Escotismo acontecer, sua atuação se dá em diversas áreas dentro de um grupo. Você pode atuar como:


  • Escotista – É o chefe escoteiro, sua atuação é direta com os jovens;

  • Dirigente – Atua na administração e apoio de um Grupo Escoteiro;

  • Especialista – Auxilia os jovens no desenvolvimento das especialidades;

  • Colaborador – Atua nas diversas atividades como excursões e acampamentos;

  • Divulgador – Atua na divulgação do movimento escoteiro;

  • Formador – Atua na capacitação de adultos voluntários.





Para entrar como um voluntário não é preciso ter passado pelo Movimento na juventude ou atuar no ramo da educação. Todas as pessoas podem se voluntariar e aprender como funciona o método escoteiro.


O adulto ao entrar realiza um primeiro curso sobre Proteção Infanto-juvenil e logo após, passa a conhecer a área em que quer atuar.


Ao decorrer da sua vida escoteira irá passar por diversos cursos, treinamentos e aprender a trabalhar com o nosso método.


Já se imaginou fazendo parte do maior movimento juvenil do mundo? Contribuir para a formação de cidadãos mais responsáveis e ativos na sociedade e se tornar um exemplo de liderança?


Venha conhecer nosso trabalho e se tornar um voluntário com a gente. Essa ação irá transformar a sua vida!

Comments


bottom of page