Escoteiros vendem biscoitos? Desvendando o Movimento Escoteiro
- geharmoniacambe
- 22 de jan. de 2022
- 3 min de leitura
Já é regra. Quando alguém vê um escoteiro na rua a primeira pergunta que fazem é “vocês vendem biscoitos?"
Esse é um mito que rodeia o Movimento Escoteiro há muito tempo, mas o que de fato então os escoteiros fazem se não é vender biscoitos?
Já não é novidade que o escotismo é um movimento voltado para crianças, adolescentes e jovens e que eles vivem em meio a natureza, gostam de acampar e viver muitas aventuras.
Mas para quem vê de fora pensa que é apenas isso, um galera que está vivendo algumas aventuras, fazendo alguns jogos e saem na rua para vender biscoitos.
Acontece que não é só disso que é feito o escotismo.
Temos muito para contribuir com nossa sociedade e nosso trabalho vai além de jogos, diversão e vender biscoitos. Por isso, te convido a desvendar o Movimento Escoteiro com a gente.
Vamos lá?

ONDE SURGIU?
O Movimento Escoteiro surgiu em 1907, na Inglaterra, e foi fundado por Robert Baden-Powell, um importante militar britânico, escritor e considerado herói de guerra nacional.
A palavra “escoteiro” deriva do inglês “scout”, que significa “explorador”, responsável por abrir um caminho por onde outros passarão.
Foi nesse ano que Baden-Powell realizou o primeiro acampamento com 20 rapazes onde pôs em prática seus ensinamentos sobre vida em equipe e atividades ao ar livre.
Assim nascia o Movimento Escoteiro: acampamentos, fogueiras, jogos, explorações, observação e dedução, primeiros socorros, respeito à natureza, boas ações.
Os anos se passaram e o Movimento foi tomando força e chegando em várias países do mundo. Hoje já está presente em mais de 223 países e com mais de 54 milhões de membros, sendo o maior movimento de jovens do mundo.
QUAL O OBJETIVO DO ESCOTISMO?
Além da questão de explorar e cuidar da natureza, o Movimento tem como princípio a formação de cidadão responsáveis e que gerem mudanças na sociedade e claro, incentivar os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, trabalhar em equipe e serem líderes.
Tudo isso sendo aplicado por adultos voluntários que acreditam nesses princípios e promovem atividades e o contato desses jovens com a comunidade para juntos fazerem melhorias.
E OS BISCOITOS?
Calma, isso não é totalmente um mito. Pode ser que hoje não tenha muitos escoteiros vendendo biscoitos por aí, mas nós vendemos algo sim, quer saber por que?
O Movimento é construído por voluntários, ele funciona de forma autônoma, com a participação dos pais pagando uma pequena mensalidade para o funcionamento do grupo, para compras de materiais, produtos que precisam ser utilizados, aperfeiçoamentos e demais despesas do grupo.
Tudo gira em torno disso. Aí entram os “biscoitos” que vendemos.
Antigamente era muito comum os grupos venderem esse tipo de produto para levantar dinheiro e conseguirem participar de atividades, comprar materiais e por aí vai.
Hoje temos muito mais para oferecer, então é bem difícil você encontrar escoteiros vendendo biscoitos, mas sempre estamos vendendo algo para levantar dinheiro.
Então quando você encontrar um escoteiro pela rua não pergunte se ele vende biscoitos, pergunta de que forma você pode ajudar o grupo que ele participa.
Nós sempre estamos buscando fazer uma boa ação para nossa comunidade, você também pode retribuir fazendo uma boa ação para um grupo escoteiro.
Essas promoções e contribuições são importantíssimas para os grupos, quanto mais recursos tiverem, mais pessoas conseguem atender e com isso mais jovens pensando em um futuro melhor.
E você, ficou interessado em colocar seus filho no Movimento Escoteiro? Então não perca essa oportunidade. Estamos retornando com nossas atividade em março e queremos ver você por lá.
Já faz sua pré-inscrição e vamos juntos construir um futuro melhor!
Comments